Uma maneira de classificar os kimonos é pelo tipo da ocasião em que são utilizados.
O “tomesode” é a veste cerimonial usada por mulheres casadas, possui o “mon” ou símbolo da família, e na parte inferior uma peça elaborada. É usado com uma obi que contém linhas de ouro ou de prata.
O “uchikake”, conhecido geralmente como kimono de casamento, é um "sobrekimono", que vai aberto sobre o kimono da noiva. Incrivelmente ornamentados, são uma influência do período Kamakura (1185-1333).
O “uchikake” é igual ao “tomesode”, para uso em ocasiões cerimoniais. O “tomesode” ou “irosode”, tem o “mon”, e uma saia que é como o “tomesode”, mas com um fundo colorido. Também é usado por mulheres casadas, em festas e reuniões formais.
O “furisode” é para mulher solteira, sendo equivalente ao “irosode” para uma mulher casada. Os “furisode” são muito ornamentados, com pintura à mão, bordado de ouro etc. O comprimento da manga pode variar de 75 cm a 105 cm.
sábado, 26 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
São lindos sempre quis um assim!!!
ResponderExcluirbjs
Olá minha amiga
ResponderExcluirinteressante a matéria e os kimonos são lindos, realmente é algo muito trabalhoso de ser confeccionado mas com um resultado lindo demais.
e dos masculinos não tem como fazer uma matéria?
beijos
http://bardd.co.uk/blog
Junior,
ResponderExcluirVou providenciar.
beijos