A palavra sake no Japão também é usada para designar qualquer bebida alcoólica em geral.
O sake é a bebida com mais alta porcentagem de álcool entre os fermentados do mundo e também a mais tradicional — é mais antiga até mesmo que o vinho.
A pasteurização foi introduzida no processo de produção do sake, baseada em observações empíricas, séculos antes de Louis Pasteur estabelecer sua explicação científica.
O Japão importou da China a técnica do plantio do arroz, entre os séculos II e III a.C., e com isso mudou profundamente a vida social, política e econômica dos aldeões. Como o cultivo do arroz exigia um trabalho coletivo, surgiu a divisão de trabalho e conseqüentemente a divisão por classes sociais. Durante muito tempo, o arroz foi utilizado como dinheiro, calculando-se o valor da propriedade pelo volume de arroz que poderia produzir.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Curiosidades
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ola tudo bem ao pesquisa um assunto sobre gênero e sexualidade nada achei só seu blog com referencia a cultura japonesa e tenho um tópico para estudar e resenhar mais nada achei sobre este .. abaixo vai o texto.~
ResponderExcluir1- Nas sociedades japonesas mais antigas, quando nascia um menino, o pai tomava a sua primeira fralda com urina, saía pelas ruas espremendo a fralda para que o líquido se espalhasse fora de casa. Ao contrário, se o bebê fosse menina, o pai queimava a fralda na lareira. Com base nessa afirmação, reflita e responda qual é o significado desse ato simbólico.
Essa tradição não reflete toda a sociedade japonesa.
ResponderExcluirÉ uma tradição regional ,de um local ,ou de alguma familia importante no vilarejo.
Em qualquer cultura, principalmente as antigas,dava-se muito valor ao nascimento de
meninos por causa da sucessão, da força e do trabalho em si.
As meninas, eram objeto de barganha, , para ter ganhos politicos e até por comida na escassez de alimentos durante as várias batalhas promovidas pelos senhores da guerra.
Ainda hoje, quando nasce um menino no Japão, a família coloca um mastro na casa, enfeitado com carpas coloridas que ficam a balançar ao vento.
ResponderExcluirA prática justifica-se devido a uma lenda típica da cultura japonesa onde as carpas sobem as cachoeiras através das pedras e quando atingem o alto, transformam-se em dragões.
As carpas simbolizam que o menininho, agora, é apenas um peixe, mas, se ele se esforçar muito, um dia poderá se transformar num grande dragão.
O que se observa é que o mesmo mimo não é oferecido às meninas. Nada de carpas coloridas para comemorar o nascimento de uma menina.
http://solangeemmatsue.blogspot.com.br/2008/05/carpas-coloridas-um-menino.html
(editado)