sexta-feira, 20 de junho de 2008

Harakiri


































O Harakiri é um dos mais intrigantes e fascinantes aspectos do código de honra do samurai: consiste na obrigação ou dever do samurai em suicidar-se em determinadas situações, ou quando julga ter perdido a sua honra. Significa literalmente "corte estomacal". Esse suicídio ritual é também denominado seppuku, que é uma forma mais elegante de dizer exatamente a mesma coisa.

CERIMÔNIA DO CHÁ - (Chanoyu)





























No simples ato de preparar e oferecer uma taça de chá a um convidado, 4 princípios estão presentes:
Harmonia, Respeito, Pureza e Tranqüilidade.

Cherry blossom
















"A flor de cerejeira cai da árvore na primeira brisa mais forte, mas não dizemos que ela nunca viveu. Uma flor que só dura um dia não é menos bonita por isso".
Provérbio Japonês

Shamisen




























O shamisen ou siamise é um instrumento musical japonês, com três cordas, cuja caixa de ressonância tem um tampo de pele de gato. passou a ocupar o lugar do Biwa (antiga balalaica japonesa) nas músicas narrativas pelo seu som mais potente. No século XVI começaram a surgir compositores para o instrumento, que passaram a escriver as músicas em partituras. Começaram a surgir novos campos para o instrumento como o Sankyoku (música para Koto, Sangen e Shakuhachi), o Joruri (música que acompanha o drama do teatro de marionetes Bunraku) e músicas para o acompanhamento do teatro Kabuki. Um dos seus mais famosos instrumentistas é o músico Takahashi Chikuzan, cultor do estilo Tsugaru-jamisen.

Cumprimentos



























O povo japonês se destaca pela sua educação e cordialidade. Os cumprimentos são parte do cotidiano. Para isso há algumas regras básicas: O aperto de mãos não é comum entre os japoneses. Ao invés disso usa-se muito reverências com a inclinação do corpo ou cabeça. Entretanto, devido à influência ocidental, principalmente no tocante ao comércio exteriro, muitos japoneses ao cumprimentarem ou serem apresentados a estrangeiros, costumam apertar as mãos mas sem perder o velho costume de curvarem seus corpos. Acaba-se tendo, então, uma mistura interessante.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

terça-feira, 10 de junho de 2008

O rouxinol

Há muito tempo atrás, vivia no Japão um imperador surdo. Como não podia escutar o belo canto dos pássaros, mandava matar todos os que não possuíssem uma bela plumagem.

Um dia Ayumi, a filha do imperador, ouviu o canto de um rouxinol pousado num dos galhos de seu jardim e sentiu-se obrigada a dizer:

- Meu pobre amigo, não deve ficar aqui ou será morto.- De qualquer forma eu morrerei durante uma destas frias noites - respondeu o pássaro.

Com pena, Ayumi levou-o para seus aposentos e durante muito tempo desfrutou seu canto e sua companhia.

Mas uma manhã, inesperadamente, o imperador entrou no quarto de sua filha e descobriu o rouxinol.

- Fuja para não ser morto! - gritou ela.

O passarinho obedeceu e Ayumi começou a enfraquecer de saudade e tristeza, até ficar gravemente doente.

O imperador chamou os melhores médicos do Japão e o mais idoso disse:

- Não podemos fazer nada por sua filha, mas curaremos sua surdez se aplicarmos em seus ouvidos o coração quente de um rouxinol.

- Então procurem um rouxinol! - ordenou o monarca.

Trouxeram-lhe justamente o passarinho amigo de Ayumi, que disse ao soberano:

- Pode usar-me, senhor. Sei que sua filha ficará feliz e curada quando Sua Majestade conseguir escutar.

Diante de tanta bondade, os olhos do imperador encheram-se de lágrimas. Em seguida, ele anunciou:

- Prefiro que minha surdez seja eterna a tirar sua vida.

O rouxinol continuou a alegrar os dias de Ayumi e o imperador compreendeu que a abnegação é a mais bela das virtudes.






segunda-feira, 9 de junho de 2008

Tanabata matsuri 2008












Tanabata matsuri 2008

O Festival das Estrelas - São Paulo Sendai Tanabata Matsuri é conhecido como maior festividade tradicional do Japão no Brasil, onde relata a Lenda de uma certa princesa Orihime e seu amado Kengyu podendo o casal encontrar uma vez por ano num dia do mês de Julho. Assim surge a Lenda e estória que neste dia as pessoas fazem pedidos e desejos no tanzaku (papeleta colorida) e amarra no bambu para que possa realizar os desejos.

As ruas do bairro da Liberdade prestam homenagem ao lendário sentimento de amor e carinho entre Orihime e Kengyu, proporcionando para os visitantes uma beleza única e inesquecível com enormes enfeites suspensos de papel colorido que simboliza as estrelas do Tanabata, uma sensação de leveza e graça que as enormes caudas ao balanço do vento imitam os cometas cruzando o céu.

Data: 12 e 13 de Julho de 2008(Sábado e Domingo)
12 (sábado) 10:00h às 20:00h
13 (domingo) 10:00h às 17:00h.
Local: Praça da Liberdade, Rua Galvão Bueno e Rua dos Estudantes.
Bairro: Liberdade - São Paulo - SP