quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Origata






















No Japão se diz que dar um presente é como embrulhar o coração daquele que o recebe (em inglês esta frase fica melhor “giving a gift is like wrapping one’s heart”). A idéia é que o papel e a forma como ele é utilizado, assim como a fita e a forma como ela é amarrada, ajudam a demonstrar o sentimento envolvido no presentear.

A arte da Origata (embrulhos para presente) obedece a inúmeras regras que irão determinar o estilo do embrulho de acordo com fatores como: quem é o presenteado, a relação entre presenteado e quem presenteia, que tipo de presente se está dando, em que época do ano e a ocasião em questão. Existem regras especiais, por exemplo, para embrulhar dinheiro, escovas, chopsticks, leques, quimonos, incenso, para um presente dado a alguém saído de uma doença, para uma lembrança a alguém que está de mudança, entre muitas outras. Hoje, é certo, muitas destas regras já caíram em desuso, resguardando-se aquelas relacionadas a casamentos e funerais.

O importante é levar em consideração que o embrulho não é o fim do presente, não é apenas uma cobertura, mas sim uma parte importante e fundamental do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário