segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Hoteiosho





















Há, no Japão, a figura mitológica de um monge que se assemelha muito à do Papai Noel. Ele é o hoteiosho, um bom velhinho que como Papai Noel, também leva um saco nas costas. Mas, diferentemente deste, ele tem um segundo par de olhos na parte detrás da cabeça, e as crianças são advertidas a se comportarem bem pois, caso contrário, o hoteiosho estará vendo--tudo--tudo o que fazem. Mas a data mais importante para os japoneses, em tudo a seu calendário de comemorações, é a do Ano Novo. Para marcar a sua chegada, as casas são totalmente limpas e decoradas no dia anterior. Depois dessa grande limpeza, as famílias colocaram suas melhores. Roupas, e o pai, seguido de toda a família, caminha por toda a casa, exortado os maus espíritos a se retirarem, e chamando a boa sorte.

2 comentários:

  1. O atelie agradece os elogios e o apoio a todos que contribuiram este ano nessa nossa caminhada!
    FELIZ NATAL
    E MUITA ESPERANÇA EM 2010.


    ATELIE da LAGARTIXA

    Cassiana Moraes e Daiane Troesch

    ResponderExcluir
  2. UM CONSELHO.

    Se não pudermos ser cristãos pelas dificuldades causadas pelos nossos defeitos, que são inerentes a nós seres humanos, neste caso temos uma saída muito simples, basta sermos pelo menos japoneses. Este povo oriental tem uma cultura fabulosa, cultura esta baseada em respeito aos mais velhos e uma maneira extraordinária de cultuar os seus antepassados. Costuma-se dizer, japonês e mais inteligente, isso não é verdade, em matéria de inteligência, este povo oriental tem exatamente o que nós temos, o mesmo cérebro com os mesmos predicados, a diferença esta na honestidade, trabalho e persistência, estas três palavras finais é o alicerce fundamental desta cultura.
    Eles perderam a guerra armada, mas, venceram as guerras industriais e comerciais, que é muito mais importante, guerra esta vencida não com armas, mas sim com esmero na educação, muito trabalho e uma invejável persistência.

    Esta crônica foi extraída do livro, Crônicas, Indagações e Teorias, autor Paulo Luiz Mendonça. Editora Scortecci.

    ResponderExcluir