quarta-feira, 5 de maio de 2010

Hoje é dia dos meninos no Japão



























Tradicionalmente no dia 5 de maio comemora-se no Japão o Dias dos Meninos. Conhecido pelas gerações mais antigas como Tango no Sekku (Festival Tango) ou Shogu no Sekku (Festival das Flores de Íris), o Festival dos Meninos tornou-se feriado nacional em 1948 e foi renomeado anos mais tarde como Kodomo no Hi, ou seja, Dia das Crianças.

É costume pendurar no exterior das casas flâmulas em forma de carpas voadoras (Koinobori), símbolo de sucesso e prosperidade, e enfeitar a sala da casa com bonecos de guerreiros (Mushaningyo).

4 comentários:

  1. Mesmo sendo um dia dos meninos, a comemoração é geral. no final todo mundo comemora junto. Então feliz dia dos Meninos pra vc, Nadia. Bjao

    ResponderExcluir
  2. E bem legal isso, lembro da minha infancia vendo um anime chamado Gozula q eles fazem uma competição para ver quem tia a mais alta koinobori.
    beijos

    http://bardd.co.uk/blog

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog!! É lindo!!
    Você tem alguma descendência japonesa?

    Esse texto sobre o Dia dos Meninos lembra de quando éramos crianças e meus avós sempre mandavam algo relacionado ao dia! Meu irmão até hoje tem um "kabuto" enorme feito de origami e com detalhes incríveis!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Adrianny!
    Não tenho descendência japonesa, mas adoro a cultura.

    ResponderExcluir