domingo, 29 de agosto de 2010
Hana Matsuri
Festival das Flores
Comemoração do aniversário de Buda Shakamuni ou Sakyamuni (também conhecido como Oshaka-sama) em 8 de abril.
Os templos budistas costumam realizar cerimônias nesta data, e uma delas consiste em derramar chá doce na imagem do Buda-Criança (Sidharta). A imagem fica dentro de um altar florido (hanamido), que simboliza o local de seu nascimento.
Segundo as crenças, o nascimento de Buda foi anunciado por um elefante branco. Quando veio ao mundo, uma música soou no universo, flores desabrocharam ao serem contempladas com chuva de néctar, e uma nova esperança despertou no coração de todos os seres.
O bebê recém-nascido teria caminhado sete passos; com a mão direita apontou para o céu, com a esquerda para a Terra e disse: "Assim no céu como na terra, o ser humano é um ser digno".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito interessante! Eu estudo Budismo, e a frase 天上天下唯我独尊 na verdade tem outra tradução: Neste grande Universo apenas os seres humanos são capazes de realizar uma nobre missão.
ResponderExcluirApenas os seres humanos são capazes de alcançar a sabedoria de Buda. Gatos e cachorros não conseguem fazer isso.
O bebê recém-nascido é o Buda Shakamuni.
Os 6 passos se referem aos 6 mundos de sofrimento. O sétimo passo representa sair dos 6 mundos de sofrimento e alcançar a Felicidade Absoluta.
Alcançar a Felicidade Absoluta é o Objetivo da Vida, a missão que nós seres humanos temos que cumprir antes de morrer.