segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Kokeshi























As famosas bonecas folclóricas kokeshi são de madeira, medem cerca de 15 centímetros e são feitas de forma bem simples. A maioria das bonecas não tem braços nem pernas, mas uma grande cabeça redonda com feições infantis e um corpo cilíndrico decorado com pinturas. Madeira da árvore de corniso e cerejeira são usadas como matéria prima da kokeshi.

A matéria-prima é colocada dentro de um torno mecânico e talhada enquanto gira. Depois de completamente moldada, o cabelo, os olhos e o nariz são pintados no rosto e o kimono no corpo; muitos têm estampas de crisântemo e são coloridos.

Elas são fabricadas na região de Tohoku, e principalmente as localidades da região nordeste possuem sua própria kokeshi. Pode-se encontrar qualquer tipo de kokeshi nas regiões turísticas do Japão. Algumas são de figuras mais modernas e outras mais clássicas.





Um comentário:

  1. Nossa, eu acho lindas as Kokeshis ... tenho umas 3.
    Uma vez, eu ouvi falar que eram as crianças que faziam essa bonequinha, pois, por causa da bomba, que devastou tudo, elas não tinham com o que brincar, e é por isso que elas não tem braços nem pernas, pois as crianças não sabiam como fazer.

    ResponderExcluir