terça-feira, 10 de julho de 2012

A criação do mundo segundo a Mitologia Japonesa


Segundo a mitologia japonesa, há milhares de anos, o mundo era apenas uma grande porção de água, dessa água emergiram três deuses, que foram morar em uma planície no céu. Um deles era Izanagi, que esposava a deusa Izanami, sugere-se que o terceiro membro da trindade seria Kuni-toko-tachi (eternamente deitado no céu).
Diz a lenda da ciação do universo, que o deus Izanagi desceu do céu junto a  Izanami, e em seguida mergulhou sua lança no “mar”, e ao retira-la, deixou que respingasse gotas que se solidificaram e formaram a ilha de Onokoro (a que seca sozinha).

Izanagi e Izanami aprenderam sobre o amor, e casaram-se na ilha de Onokoro, mesmo sendo irmãos, iniciaram sua prole, assim todas as ilhas japonesas foram criadas, e nelas plantas, montanhas e animais. Izanami deu a luz seu ultimo filho o deus do fogo, em seguida a deusa teve febres e enfermidades as quais a levaram a morte.


Não pertencendo mais ao mundo dos vivos, Izanami foi para o Yomi (mundo dos mortos), contra a  vontade , o marido  a seguiu, ela irritou-se com ele e ameaçou acabar com a humanidade matando mil pessoas por dia, porém o marido a advertiu, ela mataria mil pessoas e ele criaria mil e quinhentos. Izanami ordenou que demônios o casçassem, o deus Izanagi então jogou seu pente para os demônios famintos, que comeram os pedaços do pente.


Assim, Izanagi conseguiu sair do mundo dos mortos sem que fosse comido por demônios.  voltou para o mundo dos vivos, onde deu origem, a deusa sol, o deus da lua e das tempestades.

O divorcio entre Izanagi e Izanami, criou um elo entre a vida e a morte, como se a vida fosse casada com a morte, que apesar de tão ambíguas há um laço entre ambas, é no decorrer da vida que se encontra a morte.

2 comentários:

  1. Cara o site de vocês é realmente muito bom, gostei muito, não sou esses otaku viado, mais cultura chinesa e japonesa são duas coisas que acho lindo! Se você puder postar mais coisas sobre deuses e mitologia eu agradeceria mais ainda, mesmo assim ta muito bom o blog, parabéns, acertaram até no layout hehe

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gabriel!
    Já anotei a sugestão!

    ResponderExcluir