terça-feira, 6 de maio de 2008

Bonsai

O Bonsai teve sua origem na China, acredita-se antes do século VIII , quando já era grande o interesse dos chineses por pedras decorativas e por manter em vasos árvores naturalmente miniaturizadas, que eram em sua grande influência da cultura chinesa, com uma forte expansão do Budismo. Foi portanto, nesse período, conhecido no Japão como período HEIAN, que o gosto por árvores em miniatura envasadas foi assimilado e começou a ser difundido naquele país.

Nos vários séculos que se seguiam, o cultivo de árvores envasadas consistia somente em coletar espécies miniaturizados na natureza e mantê-los em potes. Esses exemplares tinham grande valor e eram possuídos somente pelos nobres. A difusão do Zen, a partir do século XIII , viria a difundir mais ainda o gosto pelas árvores-miniatura envasadas, sendo que três séculos mais tarde se iniciaria a prática de trabalhar a forma e aspectos das árvores e, também, a miniaturização de um exemplar não miniaturizado.

A arte do bonsai começava realmente existir e foi no período da Renascença no Japão, que o Bonsai adquiriu definitivamente as suas características atuais.















4 comentários:

  1. tambem sou um admirador de bonsai, tenho varios em casa.adorei.
    ezequiel

    ResponderExcluir
  2. É mesmo muito bonito;
    mas seria interesante se tivese o nome da espécie de cada planta.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nádia,
    estava procurando imagens de Bonsais, na net, pra me inspirar (eu trabalho com scrapbooking) e AMEIIII teu blog! Já virei seguidora! :D
    Bjos,
    Fê.

    ResponderExcluir