sexta-feira, 24 de julho de 2009

Saudações





















Keirei

Esta é a saudação padrão, usada para cumprimentar os amigos e familiares. Ao se encontrar ou se despedir, as pessoas sempre inclinam o tronco em 45 graus.

Kirei
Muito utilizada no passado, caiu em desuso nas últimas décadas. A saudação, adotada tanto em ambientes internos quanto na rua, era realizada a partir de uma postura chamada kiza, em que a pessoa fica de joelhos.

Eshaku

Tem inclinação de 15 graus e é praticada o tempo todo. Não é uma demonstração de respeito ou afeição, mas apenas de cordialidade. Serve, por exemplo, para agradecer ao sair de um restaurante.

Saikeirei

Feita como prova de respeito à hierarquia, exige uma inclinação de 75 graus. Até o fim da Segunda Guerra Mundial, era utilizada para louvar o imperador. Fazia-se a reverência até para quadros com imagens do monarca.
Dogeza

Reverência muito usada no Japão feudal. Quando encontrava o senhorio, o homem comum tinha que se ajoelhar e fazer uma saudação profunda, tocando a testa no chão. Hoje em dia, só é utilizada para pedir perdão por uma falta grave.

2 comentários:

  1. Adoro a música e a moda japonesas, mas nunca tinha encontrado um site com tanta informação sobre a cultura oriental. Normalmente são sempre as mesmas informações, copiadas e coladas repetidamente, das mesmas fontes.
    Obrigada por disponibilizar tanto conhecimento! Adorei o seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Mila!

    Watashiwa totemo ureshi! (Eu estou muito feliz!)

    Arigato!

    ResponderExcluir