terça-feira, 18 de outubro de 2011

Shogi


















Acredita-se que o shogi “o jogo dos generais”, mais conhecido como “xadrez japonês”, tenha origem no chaturanga, um jogo praticado na Índia antiga. Esse jogo transpôs fronteiras, difundiu-se em vários países e, em cada qual, desenvolveu-se de modo peculiar como, por exemplo, o xadrez, no Ocidente e o xiangqi, na China. Segundo estudiosos no assunto, a data mais provável da introdução desse jogo no Japão é por volta do século VI.


No Japão o Shogi é jogado por quase 60% das pessoas, superando em muito a modalidade tradicional do Xadrez.

É um jogo mais competitivo pois permite grandes reviravoltas em sua situação pois você pode estar quase sem peças e ter a oportunidade de reconquistá- las.É, isso mesmo, as peças do SHOGI tem a mesma cor para os dois oponentes justamente por isso:Para serem usadas por ambos e o que as define de quem são, não é sua cor mas sim a orientação (direção) do seu desenho.

Ou seja, quando você “come” uma peça de seu oponente, ela não sai do jogo e pode ser utilizada por você.Isso proporciona um jogo emocionante pois você pode jogar com 2 rainhas, 4 torres, 4 bispos e assim sucessivamente.A única peça que não dá para fazer isso, por razões óbvias, é o Rei que, quando conquistado, o jogo termina.

Existem mais algumas “sub-regras” nessa modalidade do Xadrez mas, o mais cativante do SHOGI, é que as partidas podem durar muito mais e serem mais competitivas.

Curiosidades:

• No Japão, um jogador profissional pode ganhar mais de US$ 1 milhão por ano.
• A maioria dos jogadores de shogi fora do Japão já tem alguma experiência com o xadrez tradicional
• De acordo com jogadores de shogi, o xadrez pode requerer mais capacidade de análise matemática, mas o xadrez japonês, por sua imprevisibilidade, exige muito mais a capacidade intuitiva da pessoa.
• Geralmente o cérebro de jogadores profissionais de xadrez tem a parte esquerda (análise matemática) mais desenvolvida, mas um estudo comprovou que o campeão japonês da modalidade, Habu Yoshiharu, usa muito mais a parte esquerda de seu cérebro (capacidade intuitiva e artística) quando está jogando.
• No Japão, um jogador só pode se tornar profissional até os 14 anos, quando faz uma prova e compete pela posição. Se falhar, não tem outra chance e só poderá lutar por campeonatos amadores.


.

Um comentário:

  1. Olá Nádia!!!

    Não sabia disto e nem conhecia o "Shogi", adorei saber mais sobre esta cultura, só mesmo os blogs para nos proporcionar tantos conhecimentos longe da massificação da mídia.
    Boa semana!!!
    Bjus
    Bia :)

    ResponderExcluir