segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ganjitsu














1º de Janeiro - Dia de ano-Novo Feriado Nacional

Ganjitsu

No Japão, a celebração do Ano-Novo é um momento de renovação e uma ocasião familiar. Nessa época, todas as famílias se reúnem em suas terras natais, e ficam uma semana longe da agitação da cidade grande (são duas ocasiões no ano, em que grandes capitais parecem inabitadas: a outra ocasião é no feriado do Obon).

As famílias se recolhem, as centenas de cartões de ano-novo são entregues (os nengajyo), enviadas aos amigos e aos contatos de negócios para renovar relações.

É uma época especial do ano prá se comer certos alimentos - em especial o mochi.
O ritual do mochizuki é seguido durante essa época também. O arroz fica de molho durante uma noite, depois cozido em banho-maria, e ainda quente, é colocado em um pilão e batido com um socador. Segundo a crença, o ato de socar o arroz traz sorte. Para que o mochi fique gostoso, 5 homens precisam socar o mochi. Depois de virar uma massa, é divididos em pequenos bolinhos - agora sim se chama mochi.

O feriado dura uma semana, e a maioria das companhias se fecham. As portas das casas e a parte dianteira dos carros são decoradas com palha torcida e tiras dobradas de papel branco, inspiradas na tradição Shinto.

Vemos assim, que o Ano-Novo e o Natal no Japão é oposto ao Brasil: aqui no Japão, o Natal é uma data festiva e comercial apenas, ao passo que o ano-novo é uma data prá recolhimento familiar;
No Brasil, é o contrário, como sabemos: Natal, é confraternização com a família, e Ano-Novo apenas um ritual de passagem a um novo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário