terça-feira, 19 de maio de 2009

Kanzashi - 簪



















Kanzashi - 簪

Na cultura japonesa, os penteados são tão importantes quanto os própio kimono, eles também podem vir a indicar a idade, estado matrimonial, profissão, e estado social da pessoa. Para criar os penteados fabulosos tradicionais japoneses se utiliza um acessório chamado Kanzashi - 簪 .

O kanzashi começou a ser utilizado a partir do momento que as mulheres abandonaram o penteado Taregami, que ficou popular entre mulheres de aristocráticos e famílias de samurai durante o Período de Heian (794-1192), onde o cabelo era mantido solto ao longo do corpo, esse penteado foi visto como um estilo livre da influência chinesa.

O kanzashi começou a ser utilizado durante o período Edo (1603-1867), considerado o auge dos penteados femininos, onde também ele mais se desenvolveu. Os penteados Tate-Hyogo e Shimada-mage eram muito populares entre mulheres comuns, influenciadas pelas cortesãs, usados também por atores de Kabuki do tempo. O Shimada-mage era usado por únicamente por mulheres jovens. O Icho-gaeshi e Maru-mage eram típicos entre mulheres casadas durante período Edo, e o Meiji (1868-1912) e o Taisho (1912-1926)

Nenhum comentário:

Postar um comentário