terça-feira, 19 de maio de 2009

Obi - 帯

























O Obi - 帯 é cinto japonês usado em volta do kimono ou yukata. São usados diferentemente dependendo da ocasião e são mais sofisticados quando usados por mulheres. Enquanto numa geisha o obi é atado atrás, nas costas, numa prostituta é atado à frente, sendo que a sua posição varia conforme o estado social da mulher que o usa.

Em sua maioria, quando usados com kimonos, são em tecidos brocados cheios de detalhes. Podendo ser cores fortes ou cores neutras, dependendo da ocasião e do tipo de kimono. Os usados com o Yukata, são mais simples, em tecido de algodão sem brocado, com cores solidas e se possuem estampas são simples e modestas.

Temos outras peças que complementam o uso do Obi, e que costituem o traje completo tradicional

Obiage - 帯揚げ nada mais é que laço de seda que ajuda a fixar o obi e esconde o acolchoado que auxilia no volume das costas

Obijime - 帯締め é uma especie de cordão de seda trabalhado usado para prender o obi. Existindo de diversas cores e de diversar formas.

Obi-ita - 帯板 é uma fina placa rígida que ajuda a manter um Obi no lugar e impedir que enrugue ao utiliza-lo. É usado por baixo da segunda camada do Obi, após a segunda volta em torno do corpo.
Existem versões mais modernas que possuem elásticos para seu melhor manuseio.

Koshi himo - 腰纽 são finas faixas que são amarradas conforme se veste o todas as partes do kimono, para assim mante-las no lugar enquanto se veste, também impede de se mover durante o uso, mantendo todas as partes do kimono no lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário