terça-feira, 19 de maio de 2009

Hina matsuri























O dia das Meninas é conhecido como Festival das Bonecas, ou Dias das Meninas e ou Dia das Bonecas, pois neste dia realiza-se o evento tradicional do calendário japonês: o hina matsuri. Neste dia especial para as meninas, enfeitam-se as casas com bonecas e as meninas vestem quimonos.

O costume provém de China antiga onde acreditava-se que o pecado e as mazelas da vida podiam ser transferidos para bonecas e, em seguida, como ritual para espantar estes males, as bonecas eram lançadas rio abaixo. Foi a partir da Era Edo (1603-1867) que se iniciaram os festejos do hina matsuri, como é conhecido atualmente no Japão. Apesar disso, é possível ver em algumas regiões o ritual tal qual era antes, onde as pessoas escrevem os problemas em bonecas de papel e as entregam às correntezas dos rios. Porém, o mais comum hoje em dia é montar um altar com bonecas com trajes da Era Heian, de mil anos atrás, e enfeitá-lo com flores, doces e sake. O sake usado é um tipo especial, chamado de shirozake (sake branco). Os doces são basicamente o hishimochi (doce de mochi em forma de losângulo, com camadas branca, verdes e cor de rosa) e o hina arare.


É preparado um altar é em forma de escada e em cada degrau são colocados os bonecos que, a princípio, obedecem a uma ordem pré-estabelecida:


Hina Ningyo



* 1º degrau - o Casal Imperial. Entre os dois, são colocados vasos de flor de pessegueiro e nas laterais luminárias. Atrás do casal, um biombo dourado.
* 2º degrau devem estar três bonecas que representam as três serviçais femininas, conhecidas como: san nin kanjo. Entre elas são colocados os hishimochi, shirozake e hina arare.
* 3º degrau, conjunto de cinco (gonin bayashi) ou sete músicos (shichi gakujin). Além de tambores e flautas, em alguns podem ser visto koto (espécie de harpa japonesa) e biwa (espécie de bandolim).
* 4º degrau ficam dois ministros da corte, o mais velho à direita e o mais novo à esquerda. Eles trazem um arco debaixo de um braço e flechas debaixo de outro.
* 5º degrau, os serviçais masculinos, no meio, um com os sapatos do casal e nas laterias os outros com sombrinhas.
* 6º degrau, miniaturas de mobilias.
* 7º degrau, miniaturas de kogo e goshoguruma.
* Na extremidade direita, uma árvore de cerejeira e na esquerda, árvore de uma espécie de tangerina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário