segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tanabata Matsuri
















7 de Julho - Festival das Estrelas

Tanabata Matsuri

O Festival Anual das Estrelas, Tanabata Matsuri, comemora uma lenda japonesa inspirada nas estrelas Vega e Altair.
De acordo com a lenda, a princesa Orihime e o pastor Kengyu abandonaram suas obrigações ao se apaixonarem, dedicando todo o tempo ao amor. Por causa disso, o Senhor Celestial, irritado, transformou ambos em duas estrelas, que foram separadas pela Via Láctea. Foram banidos, cada um prá um lado.

Porém, comovido com a tristeza deles, o Senhor Celestial permite apenas um encontro anual, num dia de julho. E é nesta mesma época que os japoneses celebram o Tanabata Matsuri.

Durante o festival, as estrelas estão mais dispostas a realizar desejos, daí o costume de se escrever pedidos nos tanzaku.

Segundo a tradição, nos dias do Tanabata, é costume escrever pedidos em papetelas coloridas (os tanzaku) e amarrá-las aos ramos de bambu, colocados junto aos enfeites. Cada cor significa um tipo de pedido: branco (paz), rosa (amor), vermelho (paixão), verde (esperança) e azul (saúde).

Esses bambus, os tanzaku, são colocados não somente nas ruas onde ocorrerão as festividades, mas também nas portas das casas. Todos da família escrevem nas papeletas desejos de boa sorte e saúde, e as crianças se divertem escrevendo, seja normal ou em haikai (poesia).

Depois do Tanabata Matsuri, todas as papeletas são queimadas numa cerimônia. Diz a crença que todos os pedidos são levados ao céu com a fumaça.

Um comentário:

  1. Eu fui no festival das estrelas, nesse ano de 2010. Foi a primeira vez que fui ... nossa, me apaixonei! Espero ir de novo ano que vem.

    ResponderExcluir